Revista quadrimestral da Faculdade de Educação - Unicamp
Dossiê:
Entre saberes e práticas docentes
Sign. 370
P965
1
Editorial
Editorial
Ana Maria Fonseca de Almeida
Dossiê: Entre saberes e práticas docentes
O olhar da pesquisa em educação sobre o lugar e o papel dos saberes escolares disciplinares nas práticas docentes de professores e futuros professores: consequências para o ensino e para a formação docente
Anderson Araújo-Oliveira
As representações quanto ao lugar dos saberes na educação histórica, manifestadas durante o debate em torno do novo currículo de História no Quebec (2006-2010)
Vincent Boutonnet, Jean-François Cardin, Marc-André Éthier
Les représentations quant à la place des savoirs dans l'éducation historique telle qu'elles se sont manifestées lors du débat concernant le nouveau programme d'histoire au Québec (2006-2010)
Vincent Boutonnet, Jean-François Cardin, Marc-André Éthier
O papel secundário dos saberes disciplinares no discurso dos futuros professores do primário: reflexo da relação estabelecida com as finalidades da escola?
Johanne Lebrun, Yves Lenoir
La place secondaire des savoirs disciplinaires dans le discours de futurs enseignants québécois du primaire : le reflet d'un rapport aux finalités de l'école?
Johanne Lebrun, Yves Lenoir
Interlocuções e saberes docentes em interações on-line: um estudo de caso com professores de Matemática
Marcelo A. Bairral, Arthur B. Powell
Interlocution among problem solvers collaborating online: a case study with prospective teachers
Marcelo A. Bairral, Arthur B. Powell
Professores de escolas primárias na França e ensino de Geografia: saberes escolares disciplinares e práticas de ensino
Thierry Philippot
Des enseignants de l'école primaire en France et l'enseignement de la géographie: savoirs scolaires disciplinaires et pratiques d'enseignement
Thierry Philippot
Práticas de ensino em projeto de educação patrimonial: a produção de saberes educacionais
Maria Carolina Bovério Galzerani
Saberes docentes em formação. A pesquisa e a prática de ensino nas licenciaturas em Ciências Biológicas e História
Sandra Escovedo Selles, Everardo Paiva de Andrade
Uso del tiempo e interacciones en la sala de clases. Un estudio de casos en Chile
Sergio Martinic, Claudia Vergara, David Huepe
Artigos
Relações de idade e geração na Educação Infantil: ou porque é bem mais melhor a gente ser grande
Patrícia Dias Prado
Que geometria ensinar? Uma breve história da redefinição do conhecimento elementar matemático para crianças
Wagner Rodrigues Valente
O ensino contemporâneo da Arte e a Hipótese de Bergala: diálogos e convergências
Greice Cohn
A pouca atratividade da carreira docente: um estudo sobre o exercício da profissão entre egressos de uma Licenciatura em Matemática
Romélia Mara Alves Souto, Paulo Henrique Apipe Avelar de Paiva
Cotidiano de combate: imagens subvertidas em uma escola pública da cidade de Campinas
Alexsandro Aparecido Sgobin
Diverso e Prosa
Uma trajetória em meio às transformações do mundo contemporâneo Entrevista com Janette Friedrich
Luci Banks-Leite, Mauricio Érnica
Leituras e Resenhas
Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. 1. ed. 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. 90 p.
Alex Barreiro
Barbie e sua história: gênero, infância e consumo ROVERI, Fernanda Theodoro. Barbie na educação de meninas: do rosa ao choque. São Paulo: Annablume, 2012. 134 p.
Helena Altmann
No hay comentarios:
Publicar un comentario
Nota: solo los miembros de este blog pueden publicar comentarios.