Follow by Email

Buscar en este blog

martes, 19 de noviembre de 2013

Pro~Posições Nro. 70

Vol 24, Núm. 1 (70) - jan. / abr. 2013
Revista quadrimestral da Faculdade de Educação - Unicamp

Dossiê:
Entre saberes e práticas docentes

Sign. 370
         P965
         1




Editorial


Editorial
      Ana Maria Fonseca de Almeida


Dossiê: Entre saberes e práticas docentes


O olhar da pesquisa em educação sobre o lugar e o papel dos saberes escolares disciplinares nas práticas docentes de professores e futuros professores: consequências para o ensino e para a formação docente
      Anderson Araújo-Oliveira

As representações quanto ao lugar dos saberes na educação histórica, manifestadas durante o debate em torno do novo currículo de História no Quebec (2006-2010)
      Vincent Boutonnet, Jean-François Cardin, Marc-André Éthier

Les représentations quant à la place des savoirs dans l'éducation historique telle qu'elles se sont manifestées lors du débat concernant le nouveau programme d'histoire au Québec (2006-2010)
      Vincent Boutonnet, Jean-François Cardin, Marc-André Éthier

O papel secundário dos saberes disciplinares no discurso dos futuros professores do primário: reflexo da relação estabelecida com as finalidades da escola?
      Johanne Lebrun, Yves Lenoir

La place secondaire des savoirs disciplinaires dans le discours de futurs enseignants québécois du primaire : le reflet d'un rapport aux finalités de l'école?
      Johanne Lebrun, Yves Lenoir

Interlocuções e saberes docentes em interações on-line: um estudo de caso com professores de Matemática
      Marcelo A. Bairral, Arthur B. Powell

Interlocution among problem solvers collaborating online: a case study with prospective teachers
      Marcelo A. Bairral, Arthur B. Powell

Professores de escolas primárias na França e ensino de Geografia: saberes escolares disciplinares e práticas de ensino
      Thierry Philippot

Des enseignants de l'école primaire en France et l'enseignement de la géographie: savoirs scolaires disciplinaires et pratiques d'enseignement
      Thierry Philippot

Práticas de ensino em projeto de educação patrimonial: a produção de saberes educacionais
      Maria Carolina Bovério Galzerani

Saberes docentes em formação. A pesquisa e a prática de ensino nas licenciaturas em Ciências Biológicas e História
      Sandra Escovedo Selles, Everardo Paiva de Andrade

Uso del tiempo e interacciones en la sala de clases. Un estudio de casos en Chile
      Sergio Martinic, Claudia Vergara, David Huepe


Artigos


Relações de idade e geração na Educação Infantil: ou porque é bem mais melhor a gente ser grande
      Patrícia Dias Prado

Que geometria ensinar? Uma breve história da redefinição do conhecimento elementar matemático para crianças
      Wagner Rodrigues Valente

O ensino contemporâneo da Arte e a Hipótese de Bergala: diálogos e convergências
      Greice Cohn

A pouca atratividade da carreira docente: um estudo sobre o exercício da profissão entre egressos de uma Licenciatura em Matemática
      Romélia Mara Alves Souto, Paulo Henrique Apipe Avelar de Paiva

Cotidiano de combate: imagens subvertidas em uma escola pública da cidade de Campinas
      Alexsandro Aparecido Sgobin


Diverso e Prosa


Uma trajetória em meio às transformações do mundo contemporâneo Entrevista com Janette Friedrich
      Luci Banks-Leite, Mauricio Érnica


Leituras e Resenhas


Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. 1. ed. 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. 90 p.
      Alex Barreiro

Barbie e sua história: gênero, infância e consumo ROVERI, Fernanda Theodoro. Barbie na educação de meninas: do rosa ao choque. São Paulo: Annablume, 2012. 134 p.
      Helena Altmann

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Nota: solo los miembros de este blog pueden publicar comentarios.